1891 - Bruhl, Alemanha
1976 - Paris, França

 
Ativista no campo das artes, fez-se líder do grupo Dada de Colônia e, posteriormente, foi membro-fundador do Surrealismo, onde introduziu as técnicas de collage e fotomontagem provenientes do Dada. Criou a técnica de Frottage, a que se soma a colagem surrealista, a qual consiste na sobreposição do suporte utilizado sobre uma superfície áspera, rugosa, precionando-o sobre esta por meio do pincel ou do lápis. 

Pintor franco-alemão nascido em Bruhl, Colônia. Dedicou-se aos estudos de filosofia, negligenciando-os pela pintura. 
Em 1911, fez seus primeiros contatos com o O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter de Wassily Kandinsky. Conhece também nesta época Guillaume Appolinaire, Robert Delaunay e Jean Arp, em Paris. Depois de lutar na I Guerra, fez-se líder do grupo Dada de Colônia. 

Em 1919, trabalhando com o nome de Dadamax, ligou-se ao movimento surrealista em formação. Juntamente com Joan Miró, participou da decoração da peça Romeu e Julieta executada pela companhia de balé Diaghilev em Paris em 1926. 

Associa-se, no final da década de vinte, com Alberto Giacometti, Buñuel, Salvador Dali e Paul Eluard. Em 1937, tem seus publicados pelos Cahiers d'Art nº 6-7, Paris, 1936. Com a eclosão da II Guerra Mundial, Ernst refugia-se nos EUA; no momento em que a Alemanha invadiu a França. Chegou em Nova Iorque em 1941 e lá colaborou com Breton e Duchamp no periódico "VVV". Decidiu voltar à Europa em 1958, período em que rompe definitivamente com o movimento surrealista. Faleceu em Paris, em abril de 1976.

O trabalho de Ernst foi sempre imaginativo e experimental. No auge de sua carreira, ele produziu pinturas as quais estavam entre as mais importantes de todos os trabalhos surrealistas. Suas primeiras pinturas buscavam um sentido alucinatório da realidade, dispondo para isso da colagem. Em 1925, introduziu seu método de Frottage na série "História Natural". 
Durante a década de vinte e trinta, suas pinturas traziam referências mitológicas e oníricas particulares. No final da década de trinta, Ernst trabalhou com a decalcomania para a pintura a óleo produzindo algumas de suas melhores pinturas.

OBRAS NO ACERVO DO MAC
 
 
HOME
MAPEAMENTO MÓDULO I - SURREALISMO
MENU EXPRESSIONISMO - MENU CONSTRUTIVISMO - MENU ABSTRACIONISMO