Kubin.gif (1986 bytes) 
1877 - Leitmeritz, Bohemia, Áustria -
1959 - Zwickledt, Áustria
Ao tomar contato com a obra de Kubin, percebe-se a grande afinidade entre seu gosto pelo mórbido, pelo fantástico e o grupo expressionista Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter, do qual faria parte. Kandinsky, em carta a Kubin, afirma: "... Klee me contou que você fez muitos bons trabalhos. 
Sempre penso com grande satisfação e cálido sentimento em sua obra." 
Alfred Leopold Isidor Kubin foi desenhista, ilustrador e escritor. 
Nas cartas enviadas aos familiares e amigos, descreve o decorrer de sua vida como uma série de experiências infelizes e traumáticas que o levaram a tentar o suicídio em 1896.
Publicou uma obra chamada "Por outro lado/Die Andere Seit", 1909. Atuou como ilustrador de grandes obras, tais como as de Dostoievsky, Edgar A. Poe e parte de uma edição da Bíblia.
De personalidade inquieta, teve períodos de completo isolamento, mas foi devido a uns poucos amigos, entre eles, o poeta Maximilian Dauthendey e Karl Wolskehl, que ingressou na Nova associação de artistas de Munique/Neue Kunstlervereinigung, entidade que originaria o grupo Der Blaue Reiter, do qual participou como convidado.
O gravurista Osvaldo Goeldi, em 1917, por ocasião de sua primeira exposição na Galeria Wyss, em Berna, teve oportunidade de conhecer Kubin, com quem manteria correspondência durante toda a vida. Os desenhos de Goeldi, diferentemente de suas gravuras, 
espelham muitas das qualidades do artista, dada a afinidade de temperamentos.
Apesar de algumas semelhanças entre sua arte e a dos outros membros do Blauer Reiter, seus desenhos distinguem-se por um "brilho satânico": suas distorções lineares trazem um mundo fantástico de visões fantasmagóricas. Seu traçado é marcado pelas linhas tensas, irregulares em ondulações ou entre cruzamentos ásperos.

D.P.A.
M.M. 

 
OBRAS NA COLEÇÃO DO MAC
HOME
MAPEAMENTO MÓDULO I - EXPRESSIONISMO ALEMÃO - O CAVALEIRO AZUL
MENU EXPRESSIONISMO - MENU CONSTRUTIVISMO - MENU ABSTRACIONISMO