Primeiro grupo do Expressionismo Alemão, A Ponte/Die Brücke teve origem quando quatro estudantes de arquitetura exibiram, a partir de 1905, suas telas numa fábrica de lâmpadas na Berlinstrasse, em Dresden, com uma nova e ousada forma de pintura expressionista. Inspirando-se na força visceral da Arte da África e da Oceania, os artistas - Ernst-Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Fritz Bleyl e Erich Heckel - declararam suas obras uma "ponte para o futuro". 

Em 1906, ingressaram nele Emil Nolde e o suíço Cuno Amiet; depois, no mesmo ano, Max Pechstein e o finlandês Axel Gallén. O último a tomar parte foi Otto Müller, em 1910, um pouco antes do grupo mudar suas instalações para Berlim.

Poucos anos antes, o grupo sofrera algumas cisões - Nolde saíra em 1907, Bleyl em 1909, Pechstein em 1912. 

O significado do Die Brücke para a Alemanha é o equivalente contemporâneo do Fauvismo francês. Como os fauves, extraíram seus temas diretamente da natureza e se opuseram à abstração, além de terem feito uma opção pelas cores puras, ácidas - verdes e vermelhas.
Kirchner dizia que todos os seus quadros tinham raízes na experiência natural.  Ainda assim, os trabalhos desses artistas tinham um acentuado tom expressionista, de crítica social e da angústia da condição humana, sendo atormentados por obsessões políticas, religiosas e sexuais. Em 1913, o grupo se dissolve, mas o fermento expressionista espalhara-se por toda a Alemanha. Em Munique, surgia um grupo importante: O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter.

ponte1.jpg (8189 bytes)
Expressionism -
Movements of a
 Modern Art
Frank Whitford
p.34 fig.28
Ernst Ludwig
Kirchner, 1906
Xilogravura
ponte3.jpg (7246 bytes)  

ponte4.jpg (6748 bytes)
Expressionism -
Movements of a Modern Art
Frank Whitford
p.41 fig.35
Ernst Ludwig Kirchner, s/d
Xilogravura
Expressionism -
Movements of a Modern Art
Frank Whitford
p.32 fig.26
Ponte Augustus, Dresden, 1904
Expressionism -
Movements of a Modern Art
Frank Whitford
p.126 fig.144
Karl Schmidt - Rottluff, 1909
Xilogravura
Expressionism - Movements of a Modern Art
Frank Whitford
p.65 fig.65
Max Pechstein,1909 (Schmidt-Rottluff
Heckel, Kirchner, Pechstein) Xilogravura
HOME
MAPEAMENTO MÓDULO I - EXPRESSIONISMO ALEMÃO
MENU EXPRESSIONISMO - MENU CONSTRUTIVISMO - MENU ABSTRACIONISMO