O Grupo Abstração - Criação, teve como principal proposta a superação da arte com elementos figurativos e o exercício da criatividade no campo do Abstracionismo.

Fundado em Paris, em 1931, o Grupo Abstração-Criação retomava a proposta do Grupo Círculo e Quadrado, que teve efêmera duração. Esse grupo organizou-se de forma bastante livre, para ele convergindo pintores e escultores de várias nacionalidades, tendo alguns já participado do Movimento Círculo e Quadrado. Contava com cerca de quatrocentos artistas.
Realizou várias exposições coletivas e publicou anuários, de 1932 a 1936, com o título "ABSTRACTION - CRÉATION, ART NON - FIGURATIF", possuindo em cada número editores diferentes.
O grupo abrigou várias tendências da arte não figurativa: Construtivismo, Neoplasticismo, Expressionismo Abstrato, Abstracionismo 1º fase ou Geométrico, entre outras.
Embora de duração mais longa, o Grupo Abstração Criação, não causou o mesmo impacto que o Movimento Círculo e Quadrado, e teve que conviver com as vertentes figurativas mais prestigiadas na década de 30, como por exemplo a Arte Déco.


HOME PAGE DO PROJETO | CONSTRUTIVISMO
MENU CONSTRUTIVISMO | MENU EXPRESSIONISMO | MENU ABSTRACIONISMO