1900, Amsterdã, Holanda 
1992, Amsterdã, Holanda
 
Autodidata em pintura, César Domela, surge no meio artístico europeu como um dos artistas inovadores mais notáveis na busca de novos materiais que contribuíssem com seus trabalhos, além das tintas e pincéis. Participou ativamente dos principais movimentos de arte abstrata, que caracterizou o século 20.

Profundamente influenciado pelo novo estilo artístico de raízes abstratas, Domela abandona definitivamente a pintura figurativa, que caracterizou os primeiros trabalhos de sua carreira, principalmente as naturezas mortas, enveredando-se para as novas experiências artísticas.
Em 1923 muda-se para Berlim, tomando parte na exposição do Novembergruppe , no qual participa o ucraniano Jef Golyscheff; a primeira exposição individual ocorre em 1924 e pouco tempo depois muda-se para Paris, onde conhece Piet Modrian e Theo van Doesburg, tomando parte do Movimento De Stijl, o qual já contava com artistas de peso como Walter Gropius e Mies van der Rohe, fundadores da Escola de Bauhaus
Assume as tendências do Neoplasticismo a partir de 1933, período que sua biblioteca será queimada pelas obras anarquistas que a compõem. Junto a Sophie Tauerber Arp e Jean Arp , participa do Movimento Abstração-Criação e em 1937, fundam a revista "Plastique", ligada às tendências do abstracionismo geométrico. 
O período da década de 30 tem peso fundamental na obra de Domela, quando passa a buscar novas variações em seus trabalhos, a partir da relação com novos materiais não pictóricos como as tiras de metal, vidro e pexiglass.
Utilizando recursos mecânicos e jogando com a luz, a transparência, o movimento e a plasticidade dos novos materiais, aproxima-se da arquitetura. 
César Domela negava a pintura de cavalete e seu quadro - objeto representou a criação plena e inovadora em sua arte, explorando ao máximo a plasticidade e a sensibilidade de novos materiais.

A partir de materiais não pictóricos, Domela apresenta um estilo único e original, convergindo a criação artesanal e industrial. Os meios utilizados pelo artista criam uma pintura-objeto, ao mesmo tempo tornando-a autonôma de sensações causais.


HOME PAGE DO PROJETO | ABSTRAÇÃO-CRIAÇÃO 
MENU CONSTRUTIVISMO | MENU EXPRESSIONISMO | MENU ABSTRACIONISMO