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VICTOR BRECHERET
BIOGRAFIA

Mãe Índia, c. 1948
Terracota,
43,5 x 12.2 x 11,4 cm
A topografia de volumes desenhada nas esculturas descritas neste percurso, dilue-se em Mãe Índia. Também se desfaz o encontro de superfícies em arestas. A terracota aparece em nova materialidade. A escultura é um bloco pequeno, da onde se desprende um delicado volume. A massa única, meio ovalada, seria um momento de abstração total do artista, não fosse a indicação do título Mãe Índia. O material enfatiza a abstração: a terracota mostra-se como uma pedra clara e polida. Desenhos na superfície lembram inscrições primitivas revelando, novamente, a pesquisa de Brecheret sobre os grupos étnicos que formam a identidade brasileira. De acordo com Peccinini, essa escultura guarda reminiscências da postura da ëVirgemí [1969, FFLCH (*)]. Dentro desse aspecto, podemos afirmar que a temática religiosa de Santa Ceia recorre-se. As formas tornam-se mais essenciais. A escultura simplifica-se. A abstração, movimento artístico internacionalmente forte na época, estende-se à linguagem plástica do artista. (*) Peccinini, Daisy. Catálogo Crítico da Obra de Victor Brecheret. Monografia. Departamento de História. FFLCH. 1969. P.98.
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