Notas:
A teoria da Gestalt: (psicologia da forma) afirma que a arte atinge diretamente o olho do espectador sem a mediação do intelecto - o que se pinta é o que se vê.

Mario Pedrosa: teórico, crítico e professor escreve, em 47, a tese de livre docência "Da natureza afetiva da forma na obra de Arte" na qual as questões da arte são abordados do ponto de vista da "psicologia da forma"( Gestalt). Essa tese influenciou, fortemente, os artistas concretistas do Rio de Janeiro e alguns de S.Paulo.

Cabe ao artista educar o gosto das massas: segundo ensinamentos recebidos via Bauhaus e levados adiante pelo movimento de Arte Concreta, de acordo com as orientações do artista suíço Max Bill e plenamente aceitos como regra pelos artistas concretistas de São Paulo.

Comunidade de Trabalho Unilabor: juntamente com Frei João Batista. Mantinham também uma escola de arte infantil, um grupo de teatro e um posto de saúde.

Grupo 15: formado por T. Handa, Y. Takaoka, Shigeto, Y.Tamaki, Higaki, K. Masuda, M.Aki, T. Suzuki, I. Yamamoto, M. Okinaka, R. Funaki, Lil, J.Cunha Bueno, G. de Barros e Athayde de Barros.

Ruptura: assinando um manifesto juntamente com W. Cordeiro, L. Charroux, K. Féjèr, L. Haar e A. Wladislaw.

Pop Art: produto da sociedade urbana de consumo, este estilo denuncia o modo de viver contemporâneo utilizando formas criadas pela publicidade, histórias em quadrinhos, mitos populares, etc...
É típico dos E.U.A. do início dos anos 60.

Nova Figuração: estilo que surgiu nos anos 60, em reação à arte abstrata. É muitas vezes narrativo, utilizando grandes planos panorâmicos, aproximações e decomposições, semelhante às estórias em Quadrinhos.

Clovis Graciano: membro do Grupo Santa Helena de pintores que procuravam reformar a pintura acadêmica, bem como da Família Artística Paulista e do Sindicato de Artístas Plásticos.

Colette Pujol: pintora e restauradora, professora da Escola de Belas Artes de S.Paulo.

Bauhaus: escola de design, arquitetura, arte e artesanato que funcionou na Alemanha entre 1919 e 1932. Foi a primeira a preconizar a integração da arte na indústria. Teoria e prática devem se fundir. Formou gerações de artistas e técnicos com uma nova sensibilidade estética que unia a forma à função. Contou com professores famosos como Klee e Kandinsky.