Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral, Estrada de Ferro Central do Brasil, 1924


Localize "os signos da modernidade" criados por Tarsila em sua composição: postes de luz elétrica, vagões de locomotivas, sinalizações de ferrovias, pontes e torres de ferro. Para brincar com estes signos, procure-os na composição e clique neles. Observe como os espaços vazios que surgem são constituídos por linhas retas e formas geométricas.
 
As casas, telhados, janelas e portas também são representados por formas geométricas, composição esta resultante das lições que Tarsila tivera em Paris, estudando e convivendo com professores e artistas representantes do Cubismo. E a vegetação, que formas possuem e como a artista trabalha a cor nesses elementos ?

 

Praça da Sé, em 1916

Praça da Sé, em 1920

Agora observe nas fotos da cidade de São Paulo os elementos que constituem a modernidade:  postes de luz elétrica, bondes, trilhos, ruas de paralelepípedos, muitas pessoas, etc. Observe novamente a obra Estrada de Ferro Central do Brasil e perceba "a cidade industrial" apontada na composição de Tarsila, mas ainda de uma maneira silenciosa e estática.


Curiosidade:
As ferrovias são importantíssimas para a industrialização do país nesse momento da história. Você sabia que o Brasil hoje, praticamente, não tem mais transporte ferroviário, apesar da dimensão do país, e que 95% do nosso transporte são por rodovias?

 

Leia uma análise da obra Estrada de Ferro Central do Brasil, de Tarsila do Amaral

Professor, reúna seus alunos e apresente a rede ferroviária - marco do início da industrialização - como um tema para exemplificar as linguagens expressivas dos ideais do movimento e suas estratégias de estruturação:

a música Trenzinho caipira de Villa Lobos, a pintura de Tarsila do Amaral e a poesia Trem de Ferro de Manoel Bandeira.
 

PRÓXIMA QUESTÃO

<< voltar

<< início

 

poste casa casa casa casa casa casa casa trem trem circle circle circle circle circle circle circle circle sinal sinal sinal sinal sinal sinal poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste poste