Gravura/Artes Plásticas
Antonio Costella

Antonio Fernando Costella nasceu em São Paulo, no dia 29 de março de 1943. É bacharel em Direito pela "Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo". É também artista plástico. Durante mais de três décadas, Costella foi professor universitário. Lecionou na USP ("Escola de Comunicações e Artes" e "Faculdade de Direito"), na "Casper Líbero", de São Paulo, e em outras instituições de ensino, inclusive na Europa, na "Escola Superior de Jornalismo" do Porto, em Portugal.

   
   

Em 2002, Antonio Fernando Costella recebeu o "Prêmio Luiz Beltrão" de Maturidade Acadêmica, concedido pela INTERCOM. Na ECA, ministrou os cursos de "Ética e Legislação dos Meios de Comunicação", "História da Imprensa" e "História do Jornalismo no Brasil". Na "Casper Líbero", foi professor titular de "História do Rádio, Televisão e Cinema" e professor assistente de "História da Imprensa" e "Direito da Informação".

Membro da Associação dos Advogados de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil, Costella foi Advogado e Procurador Municipal na cidade de São Paulo, Secretário de Educação da cidade de Campos dos Jordão, Estado de São Paulo, e Vice-Delegado do Ministério de Educação e Cultura para o Estado de São Paulo.Tem vinte e sete livros publicado, que se dividem em três tipos: a) obras técnicas de Direito e História da Comunicação e Arte; b) literatura para o público em geral, dentre os quais os livros de maior divulgação foram os da série iniciada com "Patas na Europa" na qual o narrador é o cão do autor e c) literatura infanto-juvenil.

Na década de 1950, Costella começou a estudar desenho com Vicente Mecozzi e pintura com Anna Russo Morrone. Voltou a esses estudos com Camargo Freire, vinte anos depois.

Fez cursos de xilogravura e de escultura em madeira no "Liceu de Artes e Ofícios" de São Paulo, na década de 1980. Freqüentou a academia "La Grand Chaumiére", Paris, na França, em 1981. Embora tenha produzido retratos a óleo, dedicou-se mais à xilografia. Em 1982, exibiu na Pinacoteca do "MASP - Museu de Arte de São Paulo", com apresentação de Pietro Maria Bardi, sua obra "Xilopoemas".


Costella (dir.), em lançamento
de livro nos anos 70

Entre os seus retratados estão o Professor Vicente Marotta Rangel, o empresário Olavo Setúbal, reitores da UNITAU e Ferreira Neto, entre muitos outros.

Antonio Costella participou de muitas exposições no Brasil e no exterior. Entre as mostras em que expôs, constam a "Xilo & Print", na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, em 1994; "Xilogravura Brasileira", em São Paulo; "Primeira Bienal do Cariri", em Juazeiro do Norte, em 2001; "Xilo Internacional" em São Paulo, em 2002; "International Print Exhibit, em Taipei, 1983; "International Exhibition of Wood Engraving", em Hereford, em 1984.

AE

 

 

 

 

Costella com Chiquinho: paixão pelos cães resultou em vários livros

Depois a "48th Exhibition of the Society of Wood Engravers", em Londres, ainda em 1984; "Grabados Brasil", Havana, em 1993 e "Panorama da Xilografia Brasileira", em Madri, em 1994. Obras de sua autoria constam do acervo de muitos museus e instituições, tais como "Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro", "Bibliothèque Nacionale, de Paris, França e Palácio de Buckingham de Londres.

Costella também tem obras nas seguintes instituições:

"Casa da Xilogravura", em Campos do Jordão, Estado de São Paulo; "Centro Cultural de São Paulo", em São Paulo, Estado de São Paulo, "Galleria Nazionale DÁRTE Moderna e Contemporânea, em Roma, Itália; "Herefordshire Museums", Inglaterra, "Museo Civico L. Bailo", em Treviso, Itália; "Museo d'Arte Moderna di Ca'Pesaro", em Veneza, na Itália; "Museu de Arte Contemporânea", em São Paulo, "Museu de Arte do Rio Grande do Sul", em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul; "Museu de Arte Moderna - MAM", de São Paulo, "Museu de Arte de São Paulo - MASP", de São Paulo, "Museu Nacional de Belas Artes", no Rio de Janeiro, "Museu do Louvre", em Paris, França, "Palácio Real " em Amsterdam, na Holanda, "Palácio Real" de Bruxelas, na Bélgica; "Palácio Real" de Madrid, Espanha, "Pinacoteca do Estado de São Paulo", em São Paulo e "Museu do Vaticano", em Roma.
PATAS NA EUROPA
Mantiqueira, 128 págs., primeiro volume

Durante as duas últimas décadas, Costella tem produzido, na área dos trabalhos gráficos, várias capas de livros para a "Editora Mantiqueira". Em 1987 fundou e desde então dirige o Museu "Casa da Xilogravura", em Campos do Jordão, Estado de São Paulo, cujo acervo reúne cerca de duas mil obras de quase trezentos artistas brasileiros e estrangeiros.


Antonio Costella (3
º da esq. p/ dir.),
em evento literário nos anos 70

Por disposição testamentária, o prédio em que está instalado esse Museu e o respectivo acervo serão legados "post mortem", à Universidade de São Paulo, USP.


BREVE HISTÓRIA ILUSTRADA DA XILOGRAVURA. Ed. Mantiqueira, 1ª Ed., 2003, 76 pág.

INTRODUÇÃO A GRAVURA E HISTÓRIA DA XILOGRAFIA. Ed. Mantiqueira, 1ª Ed., 1984, 128 pág.

Entre os livros técnicos de Antonio Costella, estão: "O Controle da Informação no Brasil" (Editora Vozes, 1970), "Os Crimes contra a honra e os meios de comunicação" (ECA/USP, 1972); "Direito de Comunicação" (Editora Revista dos Tribunais, 1978); "Introdução à Gravura e História da Xilografia" (Editora Mantiqueira, 1984).

PARA APRECIAR A ARTE
Roteiro Didático. Ed. SENAC SP - 1ª Ed., 1997, 88 pág.
UM NARIZ MUITO ESPECIAL
Editora Moderna

Ainda:"Para apreciar a Arte" (Editora Mantiqueira, 1985), "Xilogravura - Manual Prático" (Editora Mantiqueira, 1987); "Da Caverna à Galáxia" (Capítulo de "Comunicação em Debate" - Editora Moderna, 1997); "Legislação da Comunicação Social" (Editora Mantiqueira, 2002) e "Breve História Ilustrada da Xilogravura", (Editora Mantiqueira, 2003).

Na literatura geral, são suas obras:

"O Chão e a Nuvem" (Editora Mantiqueira), "Xilopoemas" (Edição do Autor, 1982); "Currículo do Tempo" (Editora Mantiqueira, 1991); "Patas na Europa" (Editora Mantiqueira, 1994); "Patas 2 - A viagem continua" (Editora Mantiqueira, 1994); "Patas 3 - Ossos de Pizza" (Editora Mantiqueira, 1995), "Vida de Cachorro - Biografia não autorizada" (Editora Mantiqueira, 1995); "Bucéfalo, o grande" (Editora Mantiqueira, 1996); "Dick, o herói" (Editora Mantiqueira, 1996); "Cacareco, o vereador" (Editora Mantiqueira, 1996); "Como cuidar caninamente de seu cão" (Editora Mantiqueira, 1998) e "Patas 4 - A Odisséia final" (Editora Mantiqueira, 2000).

COMUNICAÇÃO - DO GRITO AO SATÉLITE. Editora: Mantiqueira - 5ª Edição - 2002 - 240 pág.

Antonio Costella é, ainda, o autor de "Frederica vai à Lua" (Editora Manriqueira, 1996), "A Gata Mícholas e a praça" (Editora Mantiqueira, 1996); "O ladrão das palavras" (Editora Mantiqueira, 1996), "Um nariz muito especial" (Editora Moderna, 1996) e "Ter cão é coisa séria" (Editora Mantiqueira, 1998). Todos destinados ao público infanto-juvenil.

Edição de Texto: Osmar Mendes Júnior
Edição de Arte: Marcelo Januário


Confira as obras da exposição "ArteJornalismo"