27 OUT 2018 - 26 JAN 2020
Entrada Gratuita

 

Ecos Mecânicos: A máquina de escrever e a prática artística


Ecos Mecânicos: A máquina de escrever e a prática artística

Carlos Roberto Ferreira Brandão
Diretor MAC USP

A exposição Ecos Mecânicos: a máquina de escrever e a prática artística explora a história deste instrumento que, até a década de 80 do século XX, está presente em grande parte das residências, e sua utilização no campo do fazer artístico. Historicamente, a mostra revela o papel de um inovador brasileiro de meados do século XIX, o padre João Francisco de Azevedo, mas além disso, pontua os passos da trajetória deste objeto e explorando seus usos, com base em exemplares e documentos da coleção do Museu Paulista (MP) e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) - instituições ligadas à Universidade de São Paulo.

No núcleo artístico, a mostra investiga o emprego da máquina de escrever por artistas de várias matrizes e idades, a partir de obras que empregaram a datilografia e sua potência, ao longo de quase um século, a partir primordialmente do rico acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A lista de obras inclui trabalhos seminais da poesia concreta e de artistas das décadas de 1970 em diante, até os mais contemporâneos, de diversas nacionalidades.

Catalisando essas energias, o Setor Educativo do museu organizou, com a curadora, docente e pesquisadora do MAC USP, Profa. Cristina Freire, programa de ativação da mostra, oferecendo ao público, em especial aos mais jovens, a possibilidade de, vejam vocês, datilografar.

Assim, o MAC USP apresenta, com muito orgulho, mais uma exposição motivada e resultante de pesquisa acadêmica multidisciplinar, com a participação do Convênio com Artists' Publication Research Center e Universidade de Bremen (Alemanha) e com colaboração de instituições parceiras, traduzida e mediada de forma que se pretende instigante e inspiradora.

Agradecemos aos responsáveis e aos colaboradores, em especial às instituições e colecionadores que emprestaram obras, objetos e documentos para construção desta narrativa sobre a máquina de escrever e a prática artística.





© 2018 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo