Caos, por Eduardo Srur


Uma reflexão sobre mobilidade urbana

No amplo espaço à entrada do Museu de Arte Contemporânea da USP, com pé direito alto e colunas monumentais, a instalação inédita de Eduardo Srur emerge na forma de dois blocos compostos pelo acúmulo de 6 mil carrinhos de brinquedo de plástico.

As paredes laterais com 6,40 x 4,00 metros criam uma passagem estreita na composição para que o público experimente o aprisionamento causado pelo trânsito da cidade. Por outro lado, a obra desperta uma percepção lúdica nas pessoas que se despedem do museu, como último suspiro de contemplação antes de encarar a realidade das ruas.

O título da obra deriva “da tentativa frustrada de organização, modernização e mobilidade da cidade que, com frequência, resulta em um sentimento caótico”, diz o artista.

Ao final da exposição, todos os carrinhos serão doados às crianças, como uma forma de compartilhar integralmente a obra com o público. Afinal, como diz Srur, “arte boa é arte para todos”.



Ficha técnica
Caos, 2018
6,40 x 4,00 x 3,30 metros
andaimes e 4.000 carrinhos de plástico





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