25 MAR 2017 - 30 JUL 2017
Entrada Gratuita

 

Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil


Uma leitura possível da pintura contemporânea brasileira
Ana Magalhães - Docente e curadora do MAC USP

É com prazer que o MAC USP recebe a exposição Os desígnios da arte contemporânea no Brasil, com curadoria de José Antonio Marton - uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles. A mostra nos revela uma produção contemporânea pulsante.

Ao longo da história da arte contemporânea, a questão da morte da pintura foi levantada para falar do esgotamento desse suporte - como um suporte necessariamente atrelado à tradição artística, contra a qual se bateram (e se fascinaram) os artistas do século 20 -, mas também para falar do fim da narrativa linear da arte, ou do fim da história da arte como discurso sobre a produção artística. Mas efetivamente a pintura permaneceu como meio importante da prática artística contemporânea, em várias partes do mundo. No Brasil, os artistas que lançam mão desse meio são muitos e o fazem, como veremos aqui, de formas muito diferentes. Certo é que ele se combina a outros meios, como a gravura, a fotografia, o vídeo, etc, por vezes para rever determinados gêneros tradicionais - no caso de "Os Desígnios da Arte...", a paisagem brasileira.

A pintura, o meio, o desígnio: esses três termos tem uma longuíssima tradição na literatura artística e serviram, pode-se dizer, a um argumento fundamental. Trata-se da afirmação da arte como campo legítimo de produção de conhecimento, através da ferramenta primeira que os une: o desenho (ou na acepção antiga da palavra em italiano - disegno - desígnio/desejo e invenção). Por isso, talvez, a pintura nunca morra. Assim a produção atual, aqui e no mundo, tem mostrado sua capacidade de se reinventar como meio.

Nos anos 1980, o MAC USP sediou uma mostra, hoje tida como pioneira (e pelo Museu mesmo revisitada há alguns anos), da jovem produção em pintura daquela década. Embora não estejamos aqui a trabalhar com a categoria de "jovem pintura", a seleção proposta pela exposição Os Desígnios da arte contemporânea no Brasil nos dá, mais uma vez, a oportunidade de inspecionar e começar a fazer um balanço da pintura contemporânea entre nós, como havia feito Pintura como meio, nos anos 1980.





© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo