08 ABR 2017 - 13 AGO 2017
Entrada Gratuita

 

Hugo França - Um Tronco para Exu


Tronco para Exu
Katia Canton - Docente e curadora do MAC USP

No panteão da mitologia afro-baiana dos orixás, Exu exerce um papel singular: é ele quem estabelece a ponte entre deuses e mortais. Pois é justamente essa ponte, espaço de ligação entre obra e cidade, entre o dentro e o fora, que a instalação de Hugo França materializa. Aqui, o enorme tronco de madeira pequi-vinagreiro, de 4 toneladas de peso, atravessa a entrada do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e se apresenta suspenso, traduzindo-se como um símbolo potente de resiliência e força, questionando os limites da materialidade e a efemeridade da vida.

A árvore dessa espécie, que tem 1200 anos de existência e capacidade de resistir até mesmo ao fogo, adquire uma visibilidade surpreendente, pontuando o andar térreo e envidraçado do edifício modernista com a organicidade desenhada pelo desgaste da própria existência - as marcas, veios, buracos e linhas desenhadas pela passagem do tempo - são enaltecidas pelo olhar preciso e amoroso do escultor. Suas mãos empunham e ressignificam a motosserra, que no lugar de instrumento usado para destruir a natureza, é usada para salientar contornos orgânicos, estabelecer a ligação entre duas temporalidades e espacialidades muito distintas.

De um lado, está o fluxo urbano de carros e gente em trânsito constante pela avenida que desenha o fora e imprime velocidade incessante a tudo que cerca esse cenário. Do outro, a suspensão dessa efervescência e a possibilidade de silêncio e contemplação que o museu e as obras de arte que o recheiam prometem ao observador que a buscam.

De fato, com essa combinação de tempos, imagens e possibilidades espaciais, Hugo França nos oferece uma produção escultórica que revisita com consistente respeito, afeto e originalidade, uma obra que é, ao mesmo tempo, escultura, poesia e ação política. Nós, do Museu de Arte Contemporânea da USP, nos orgulhamos em poder exibir e assim, colocar em discussão, um trabalho sólido, ousado e dotado de uma simplicidade de beleza brutal e estonteante.





© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo