5 DEZ 2015 - 24 JUL 2016
Entrada Gratuita

 

Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores


A produção de exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) envolve diversas equipes de profissionais, entre técnicos, especialistas e curadores. Esta complexa articulação de saberes e práticas não fica evidente para os visitantes. A proposta aqui é justamente exibir os bastidores desse trabalho, apresentando ao público o primeiro segmento de Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, mostra permanente do acervo, que ficará em cartaz entre 2016 e 2020. A ideia é colocar em evidência o processo de montagem, criando uma espécie de laboratório, onde serão realizados encontros com profissionais e especialistas convidados para discutir as diferentes etapas da realização de exposições, o perfil do acervo do MAC USP e a curadoria. Um dos objetivos desta ação é revelar que a curadoria em museus não é um fim em si mesmo, mas abrange uma cadeia de ações coordenadas que vão desde a aquisição de obras, documentação, catalogação, conservação preventiva e restauro até as várias formas de extroversão, dentre as quais se situa a exposição.

A exposição permanente Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, apresentará o século XX por meio do acervo reunido pelo Museu e estará dividida entre os sétimo e sexto andares deste edifício, cobrindo os períodos de 1900-1950 e 1950-2000, respectivamente. Neste momento, o Museu vem apresentar, apenas, o início da montagem do primeiro segmento. O público poderá ver a planta deste andar da exposição esboçada por meio de um traçado no chão, verá alguns dos painéis já erguidos e 24 das obras selecionadas pela curadoria. A escolha refere-se aos temas e/ou questões tratados em cada uma das seções da mostra relativa à primeira metade do século XX, são eles: A Instauração do Moderno, A Circulação da Arte Moderna, Vanguarda e Política: O Expressionismo em Questão, Realismos e Abstracionismos, além de situar as relações da Bienal de São Paulo com o MAC USP.

O projeto expográfico, tanto da mostra final quanto desta primeira versão em processo, é de autoria da docente Marta Bogéa, do Departamento de Projeto da FAU USP, juntamente com alguns de seus alunos. Bogéa foca sua pesquisa nas relações entre arquitetura, dispositivos de exposição e espaços expográficos. O docente Rodrigo Queiroz, do mesmo Departamento da FAU USP, contribui com uma reflexão sobre as relações do MAC USP, seu acervo e a arquitetura moderna brasileira. O trabalho em colaboração com docentes de outra unidade da USP vem ao encontro do perfil universitário do Museu que busca indicar vertentes de investigação em seu acervo a partir de uma perspectiva interdisciplinar.





© 2015 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo