26 ABR 2014 - 30 NOV 2014
Entrada Gratuita

Vânia Mignone. Cenários.


Como salienta Ana Magalhães, curadora desta mostra, Vânia Mignone desponta na cena artística brasileira e, mais especificamente, no campo da pintura, há exatamente vinte anos: um período em que os “últimos pintores” então surgidos no país – os integrantes do extinto Casa 7 , e também Leonilson, Leda Catunda, Sergio Romagnolo, Beatriz Milhazes, Paulo Pasta e Daniel Senise, entre outros – buscavam outras possibilidades para suas produções iniciais. Alguns distanciando-se da pintura outros, pelo contrário, mergulhando definitivamente nas especificidades daquela linguagem, quer pela exploração da cor ou da matéria, ou de seus esquemas construtivos e/ou ornamentais.

É nesse cenário que desponta a produção de Vânia Mignone. Aparentemente tardias suas pinturas insistiam em trafegar por uma iconografia apropriada da cultura de massa e da cultura de extração popular. Entre o outdoor e a xilogravura, no entanto, a artista, ao mesmo tempo em que dava prosseguimento à ressignificação de imagens tiradas direta ou indiretamente de nossa complexa cultura visual, constituía um caminho próprio que, passados vinte anos, nos atesta uma dimensão precursora de uma parcela importante da atual produção pictórica.

Sempre com um pé atrás frente à velocidade da cena artística atual, que despeja no circuito artistas e mais artistas que “retornam” à pintura – muitas vezes ávidos pelo consumo rápido de certos colecionadores desesperados em busca da última “novidade” –, cabe a um museu de arte contemporânea chamar a atenção do público para valores concretos que, para além das novidades que o mercado tenta impor, se destacam a partir de poéticas que se consolidam e se renovam na constituição cotidiana de poéticas sólidas. Foi tal convicção que levou o MAC USP a convidar Vânia Mignone a celebrar seus vinte anos de carreira junto ao público do Museu, a partir de uma exposição que, enfatizando sua produção mais recente, não prescinde de oferecer uma visão panorâmica dessas duas décadas de atuação profissional de Mignone.

Tadeu Chiarelli
Diretor MAC USP





© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo