28 SET 2013 - 22 ABR 2015
Entrada Gratuita

Fronteiras Incertas:
arte e fotografia no acervo MAC USP


Um dos principais desafios do MAC USP é refletir de forma crítica sobre o legado que nos deixaram as várias vertentes da arte das últimas décadas e suas supostas superações. De que maneira? Colocando determinadas obras produzidas há algum tempo em franco confronto com a produção mais atual. Neste sentido, Fronteiras Incertas: Arte e Fotografia no Acervo do MAC USP , com curadoria de Helouise Costa, responde a esse propósito, fazendo aderir à produção mais recente uma espessura histórica, uma espécie de “antes” pouco conhecido pelo meio artístico em geral apenas preocupado com o “agora”.

O “novo” na arte – tão propalado pelos meios de divulgação massiva, que entendem a obra de arte apenas como mais uma mercadoria, sem passado e sem futuro, a ser rapidamente consumida e descartada –, necessita ser continuamente revisto. A produção artística atual carece de uma instância que lhe confira certa dimensão temporal, uma espécie de âncora que a impeça do descarte já na próxima feira. Uma instância que a resgate do descarte rápido, que lhe confira, enfim, substância histórica.

O museu de arte contemporânea, enquanto instituição, deve ser esta instância e o MAC USP vem reivindicando para si este papel: ao receber criticamente o “novo”, amalgamando-o às obras que o pressupõem, ou que dele parecem nem fazer ideia, sublinha que as transformações na arte – felizmente! –, tendem a caminhar de maneira menos célere, diferente do universo da mercadoria pura e simples.

Tadeu Chiarelli
Diretor





© 2013 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo