Textos
Contato








© 2011 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

 

FOTÓGRAFOS DA CENA CONTEMPORÂNEA

19 NOV 2011 - 10 MAR 2013
MAC USP Cidade Universitária
Entrada Gratuita

A exposição FOTÓGRAFOS DA CENA CONTEMPORÂNEA, que o MAC USP inaugura no dia 19 de novembro, às 11 horas, reúne 63 fotografias que pertencem à coleção do Banco Santos que se encontra sob a guarda provisória do Museu. A ideia da curadora Helouise Costa, docente do Museu, é delinear um panorama dos temas e questões recorrentes nos trabalhos produzidos a partir da década de 1950. Essa coleção já foi objeto, em 2008, de uma mostra intitulada Fotógrafos da Vida Moderna e, desta vez, as obras selecionadas abarcam o período entre os anos de 1954 e 2003. Tal recorte evidencia uma mudança radical na atitude do fotógrafo/artista, que passa a empregar o dispositivo fotográfico em sentido amplo, o que inclui não só a tomada tradicional com a câmera, mas também a construção da imagem por meio de encenações e manipulações, a hibridação com outros meios, a retomada de processos fotográficos extintos ou ainda o uso de recursos digitais.

Do ponto de vista temático é possível identificar preocupações que passam pela relação entre cultura e natureza, pela materialidade do corpo e pelo registro de ações e performances artísticas. A diversidade dos papéis e práticas sexuais na atualidade ganhou uma sala especial, não recomendada para menores de 18 anos, na qual o público é desafiado a pensar sobre as questões morais e éticas suscitadas pela exibição de certos tipos de fotografia no espaço de um museu de arte.

Ao dar visibilidade a estas obras o MAC USP pretende lançar um alerta para o fato de que este patrimônio corre o risco de se dispersar. Cabe à sociedade manifestar-se sobre a importância de sua permanência em uma instituição pública, em um meio tão carente de acervos representativos da experiência fotográfica contemporânea.

A exposição apresenta trabalhos dos seguintes artistas: Adriana Varejão, Alioune Bâ, Andres Serrano, Antonio Guerreiro, Arthur Omar, Benedetta Bonichi, Bob Kolbrener, Brígida Baltar, Claudio Edinger, Cris Bierrenbach, Daniel Klajmic, Dave Muller, Doug Hall, Ed Van der Elsken, Fábio Cabral, Felipe Goifman, Fuyuki Hattori, Gabriel Orozco, Glenn Ligon, Hudinilson Junior, Jan Saudek, Janaina Tschäpe, Janet Cardiff & Georges Bures Miller, Jean-Luc Moulène, Jeff Wall, Joel Peter-Witkins, John Coplans, Judy Dater, Kishin Shinoyama, Koo Jeong-a, Lucien Clergue, Mario Cravo Neto, Misha Gordin, Nils Udo, Nobuyoshi Araki, Odires Mlászho, Olafur Eliasson, Oliviero Toscani, Paul Mccarthy, Pierre Molinier, Rafael Assef, Rankin (John Rankin Waddell), Rirkrit Tiravanija, Stuart Lester Rankin, Valie Export, Vanessa Beecroft, Vicente de Mello, Vik Muniz, e Walter Niedermayr.