Domingo na Yayá (20/10): Oficina Fachadas da Bela Vista/MAC-USP

 

O CPC recebe o Museu de Arte Contemporânea  da USP para esta oficina com participação livre para adultos e crianças. O tema é a obra  Casas,  realizada em 1953 pelo artista italiano Alfredo Volpi . As educadoras  Andrea Amaral Biella e Maria Angela Serri Francoio vão orientar uma roda de conversa e de experimentação de jogos de quebra-cabeças, tendo em vista uma das temáticas do artista: a representação de fachadas.  Os participantes também serão convidados a realizarem desenhos e pinturas das fachadas das construções e moradias do bairro da Bela Vista, onde está localizada a sede do CPC, aplicando a técnica da tinta têmpera, muito utilizada por Volpi.

A pintura Casas pertence ao acervo do MAC-USP, que  foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. De posse desse rico acervo composto de obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lygia Clark, dentre tantos outros artistas, o novo museu passou a atender aos principais objetivos da universidade, isto é, busca de conhecimento e sua disseminação qualificada para a sociedade. Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem um acervo de cerca de 10 mil obras, incluindo pinturas, gravuras, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. Centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantém à disposição de estudantes, de especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

A programação integra a proposta da exposição “Museus e Acervos da USP” de divulgar o rico patrimônio cultural em acervos e coleções que cumprem importante papel na construção do conhecimento, pesquisa científica e extensão universitária.

Data

06/10/2019

Horário

Das 11h às 12h30

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

 Entrada gratuita – Para todas as idades