menu lateral

Curso Uma historiografia moderna da fotografia, ano zero - museus, arquivos e coleções

Data: de 06/05/2026 a 27/05/2026

Horário: às quarta feiras, das 14 às 17 horas

Local: MAC USP, 1.º andar, sala 127

O MAC USP realiza o curso Uma historiografia moderna da fotografia, ano zero - museus, arquivos e coleções, ministrado por Ricardo Mendes e coordenado pela Profa. Dra. Helouise Costa. As aulas ocorrem de 6 a 27 de maio, às quartas-feiras, das 14h às 17h, na sala 127 do 1º andar do Museu. As inscrições ocorrem pelo sistema Apolo, com emissão de certificado para participantes com presença mínima de 75%.

O curso visa contribuir para o desenvolvimento dos estudos historiográficos e da reflexão crítica sobre as escritas da história da fotografia. Para isso, enfoca a conformação de uma historiografia moderna da fotografia a partir da década de 1930 nos Estados Unidos e Europa Ocidental. Nesse momento, rompe-se o modelo epistemológico dominante no século anterior, voltado até então a uma história técnica, avesso às imagens, a seus produtores e agentes, aos estudos da recepção e à reflexão crítica.

Além da caracterização das obras historiográficas do período, o curso visa apontar suas relações com os espaços de memória, especialmente com arquivos e museus de arte. A proposta deriva da tese de doutorado do proponente voltada para a história da historiografia e a reflexão sobre o percurso da historiografia moderna.

Ricardo Mendes é graduado em Arquitetura e em Cinema (USP), Doutor em História pela FFLCH, atua há três décadas no campo da historiografia da fotografia no Brasil, em amplo espectro, seja na produção de instrumentos e repertórios de pesquisa como o projeto documental Fotoplus, seja na produção historiográfica propriamente dita, divulgada por meio de publicações e eventos acadêmicos.



MAC no Facebook

Crédito | Conteúdo