menu lateral

Laboratório de Curadoria MAC USP 2021

13/8/2021 - Classificação final:
1ª selecionada: Janaina Nagata Otoch;
2ª selecionada: Andrea Augusto Ronqui;
3ª selecionada: Bruna Fernanda Vieira Silva

__________________________
Convocatória visando à produção de textos curatoriais por parte de pesquisadores discentes de programas de pós-graduação sediados no país.

1. Objeto
1.1 Os candidatos deverão apresentar um texto histórico-crítico (doravante denominado “texto curatorial”) sobre um conjunto de obras que integrem a exposição “Visões da arte no acervo do MAC USP, 1900-2000”. Trata-se da mostra de longa duração do acervo do museu, cujas listas de obras expostas encontram-se em anexo. Os textos devem realizar um exercício de articulação de um conjunto de 5 a 10 obras expostas.
1.2 Os textos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, de especialistas externos ao museu, que poderá selecionar até três textos curatoriais.

Lista de obras

Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900-1950

Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1950-2000

2. Condições de Participação
2.1 Somente serão aceitas inscrições individuais, de discentes dos Programas de Pós-Graduação sediados no Brasil.
2.2 Cada discente poderá enviar apenas uma proposta.

3. Inscrições
3.1 Os candidatos deverão encaminhar ao email textoscuratoriaismac@usp.br os seguintes documentos:
I - Informação no texto da mensagem com o nome, RG, CPF, endereço, telefone para contato, programa de pós-graduação e Instituição de Ensino Superior a que está vinculado e relação das obras selecionadas sobre as quais tratou em seu texto curatorial.
II - Documento que comprove a matrícula como aluno regular em um Programa de Pós-Graduação nacional;
III - Cópia simples e legível de documento legal de identificação que contenha: foto, assinatura, número da Carteira de Identidade e número do CPF;
IV – Texto curatorial, em formato .docx, com redação final, já revisada, conforme descrito no item 1 desta convocatória. Os textos, em português, deverão ter entre 3000 a 5000 palavras. A versão para o inglês, caso necessária, será providenciada pelo MAC USP.
V - As páginas deverão estar configuradas em tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm; sem numeração nas páginas. Os nomes do autor em fonte TNR de tamanho 12, alinhado à direita, com chamada de nota de rodapé para a vinculação institucional dos autores. Não deve ser colocada a titulação do autor junto ao nome. A vinculação institucional do autor deve ser colocada em nota de rodapé, com no máximo 2 linhas. O texto principal deve ser digitado em fonte TNR de tamanho 12, com recuo na primeira linha de 1,25 cm; o espaçamento entre linhas deve ser 1,5; distância simples entre parágrafos; sem hifenizar o texto. Citações no texto devem adotar o sistema “autor-data” e não devem ser utilizadas as seguintes expressões latinas nas citações: Idem, Ibidem, Opus citatum.
VI - Somente serão aceitas as inscrições dos pesquisadores que encaminharem toda a documentação indicada nesta convocatória juntamente com o pedido de inscrição. Não serão aceitos complementos posteriores ao pedido de inscrição.

4. Comissão de Avaliação
4.1 A Comissão de Avaliação e seleção, designada pela Comissão de Pesquisa do MAC USP, será composta por:
I - um docente da USP, de unidade externa ao MAC, que presidirá a comissão;
II - dois docentes externos à USP.

5. Prêmio
Os candidatos vencedores terão seu texto publicado no site do MAC USP, receberão certificados emitidos pelo Museu e ficam cientes de que seu trabalho integrará publicação acadêmica, não voltada à circulação comercial.

6. Cronograma
01/04/21 - Lançamento da Convocatória
30/06/21 - Encerramento do prazo para recebimento das propostas
24/08/21 - Divulgação do resultado
Outubro/2021 - Publicação dos textos no site do MAC USP
1o semestre de 2022 - Colóquio realizado no MAC USP sobre as obras selecionadas - data a ser acordada com os selecionados pela convocatória

7. Disposições gerais
7.1 Os prazos estabelecidos no cronograma poderão sofrer alterações que, caso venham a acontecer, serão informadas no site do MAC USP.
7.2 Não caberá recurso das decisões da Comissão de Avaliação.
7.3 Situações não previstas nesta convocatória serão apreciadas e decididas pela Comissão de Pesquisa do MAC USP.

São Paulo, 19 de março de 2021.

Localização

Contato | Ouvidoria

MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo