Home <<
Lista de Obras
Galeria
Contato

ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
De 16 de Junho a 9 de Outubro de 2011
MAC USP Cidade Universitária

A ideia primeira desta mostra surgiu quando o MAC USP, interessado em participar do Edital Procultura de Estímulo às Artes Visuais (edição 2010) do Ministério da Cultura, selecionou obras de dez artistas brasileiros.

Optou-se por escolher artistas de várias gerações e com marcada atuação, não apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas igualmente, em outras cidades do país. Agindo desta maneira, o MAC USP busca sinalizar para uma política de aquisições que transcenda o paroquial e, ao mesmo tempo, chame a atenção para a potência criativa de outros centros artísticos brasileiros.

Uma vez que o eixo para a ampliação do acervo é a própria coleção do MAC USP, o Museu escolheu obras de artistas que dialogam com aspectos importantes da coleção. Como o visitante poderá notar, foi ressaltado o diálogo entre imagem e palavra, uma vez que são muito presentes no acervo obras que mesclam e transitam de forma produtiva entre os territórios outrora pertencentes apenas ao campo da literatura ou das artes plásticas.

Por outro lado, foi enfatizado também o papel do artista não mais entendido como demiurgo, mas como alguém que age como editor da realidade proposta pelos meios de reprodução de imagens – outra questão também constante na coleção do Museu. São várias as obras exibidas que demonstram o papel do artista como aquele que, ao se apropriar de imagens já prontas – e combinando-as de acordo com sua subjetividade –, traz novos significados para o nosso cotidiano.

Com esta mostra plural e instigante, o MAC USP espera proporcionar ao público momentos de reflexão sobre a situação de parte da arte brasileira atual enquanto aguarda – não sem ansiedade – os resultados do Edital Procultura de Estímulo às Artes Visuais.

Diretoria MAC USP

© 2011 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo